A autoajuda que não te ajuda


Passei um bom tempo da minha vida lendo livros de autoajuda e de ordem transcendental, teológica em assuntos espirituais, mas vi que nunca encontrei a ajuda que precisava e desejava receber essa alavancada vitamina mental, que viesse de fora de mim. 

Os que encontraram a real ajuda, de fato e de verdade, foram apenas os charlatães escritores vendedores de sonhos,  ilustração de salvação, utópica programação de neurolinguística, neo-pentecostalísmo e outras ramificações de fé e prática. 

Quem também ganhar com isso, são as gráficas, editoras, livrarias e outras empresas  de comunicação  visual, sonora, virtual e de vídeo com o dinheiro deste, e outros otários que acreditam em curadores de alma, e abridores de portas da mente humana, em nome de encontrar o seu bem-estar emocional, relacionado ao amor, com  realização financeira, pessoal e interpessoal.  

Sei que um bom psicólogo, psiquiatra, com uma boa seção de psicanálise, ou uma pregação, celebração, oferendas, envolvimento social e emotiva com a ajuda de líder religioso, podem até trazer uma ajuda e paz espiritual momentânea para algumas pessoas, aqueles que não tem luz própria e desejam vencer na vida, exterminar traumas e transtornos psicológicos e precisam de um alguém para lhe guiar a encontrar a porta dentro do seu ser, que só ele pode abrir e limpar a sujeira, assim como um gari limpa a cidade, mas não adianta procurar fora, o que está dentro de você. Só você é o próprio gari da purificação ambiental do psiquê. 

O seu maior psicanalista, líder espiritual, motivador, tutor de autoestima e autoajuda é você. Por isso, procure seu coração dentro do seu peito, não dentro de um frágil humano igual a você, que não vai te ajudar sem visar o retorno desejado que mantem sua substância de se manter bem socialmente, econômico na questão financeira. Não existe filantropia e irmandade nos interesses grupal, pessoal e associativa em uma competição de uma sociedade organizada. A misantropia quem domina os interesses do lucro e atividades humanas, até as ONG e religiões a louva por isso. 

Lembre-se; ninguém pode encontrar o remédio ou vitamina para o seu psiquê, em quem ganha dinheiro para ajudar você. Pois todos profissionais visam lucrar, ou ganhar dinheiro com sua profissão. Porque se dedicaram para ter essa ocupação de liderança de uma instituição religiosa, terapeuta ou medicinal onde o Sistema Político, Comercial, Industrial  tecnológico e Econômico interno e externo predominam nas ordens dos fatores desejados. 

Como já  frisei, o seu maior líder espiritual e terapeuta da ordem e desordem mental, nasceu no ventre da sua mãe, não é seu irmão nem ela, é você.  Então  procure limpar o que está suo dentro do seu ser, mas faça parte do Sistema organizado  que te ajuda a ser o que és, pois as organizações  do Contrato Social te dão chances de ser um ser social, porém seja o Gari e o criador dos sonhos que deseja sonhar com os olhos sempre abertos. 

Por Martins da Cachoeira 

O Gari Poeta Filosófico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decreto exonera secretários da Prefeitura de Campina Grande e Bruno inicia novo governo

Papa Francisco morre aos 88 anos, no Vaticano

A guerra de um gari autodidata em busca da aprendizagem