O inútil é a Filosofia
Quem diz que a Filosofia é inútil e consiste apenas em jogos de palavras abstratas, não sabe de fato e de verdade o que é Filosofia. Nada é inútil na terra, tudo tem seu valor para quem sabe valorizar, ou ser valorizado.
Para os leigos que pensam que filosofia é apenas jogos de palavras abstratas, só tenho a dizer: Nem uma cagada de uma vaca é inútil para quem sabe usar as fezes como estrumes. Para muitos, teologia não vale nada, mas não é inútil para quem firma seus valores, família, caráter e os que sobrevivem dela.
A inutilidade do produto não está nele, mas em quem não sabe tirar proveitos positivos do mesmo.
Inútil foi eu ter votado em Bolsonaro em 2018, mas o meu arrependimento não foi inútil pois ajudei derrubá-lo do poder em 2022. Porém, o granjear dos benefícios sociais e o lucrar com as ações do governo, isso sim é inútil para mim, porque não faço parte dele. Logo, quem acha a Filosofia inútil, não faz parte direto com ela.
A Filosofia hoje, além de um compêndio do conhecimento humano, é um currículo profissional e apego intelectual explorada por vários ramos das ciências humanas, logo, nunca será inútil. Agora, na questão realista sobre os valores humanos, no tocante à busca da imortalidade, tudo na vida é inútil. Até nós que nascemos e morremos somos inúteis.
Como diz o mestre Salomão em seu livro Eclesiastes (Bíblia): "Tudo é vaidade e aflição de espírito. Assim diz o pregador." Seguindo essa lógica, tudo na vida é inútil para com os mortais que nascem e morrem.
Por Martins da Cachoeira
O Gari Poeta Filosófico

Comentários
Postar um comentário